Quando desligar o VDC, ESP, ESC em off road com seu SUV

Nos SUV modernos como no Subaru Forester, o VDC engloba várias funções combinadas, como controle de estabilidade, de tração, de aceleração , de acionamento independente de freios por roda, de câmbio, de suspensão, de travamento ou escorregamento de diferenciais central e de cada eixo.
Geralmente deve ficar ligado. Mas nem sempre.
Passei por isso em nosso passeio soft road.
Do manual do Subaru Forester:
Deixar sempre ligado. Exceto em algumas situações.
Pressionando o botão para desativar o sistema Vehicle Dynamics Control (VDC) pode facilitar as seguintes operações:
- Arrancar parado numa subida íngreme coberta de neve, cascalho ou outra superfície escorregadia.
- Extração do veículo quando suas rodas estão presas em lama ou neve profunda.
Do fórum:
Essencialmente, em qualquer momento que você deseja assegurar-se que o veículo mantenha o movimento à frente em uma situação de baixa velocidade / baixa tração.
Nesses momentos você está tentando manter alguma rotação nas rodas enquanto elas ganham / perdem tração na superfície da estrada, e a última coisa que você quer é um sistema cortando o acelerador eletronicamente enquanto você se arrasta para fora.
O resto do tempo deixe ligado.
Ler a EXCELENTE descrição de casos reais nesse seguinte post de fórum:
Na areia, também precisaria reduzir pressão dos pneus a 18 psi.
X-MODE
Nos Subaru Forester de 2014 em diante, esse recurso ajuda bastante.
Porém em areia fofa acaba dificultando.
Veja o post #21 da seguinte página
http://www.subaruforester.org/vbulletin/f102/2014-forester-sand-147465/#/topics/147465?page=2&_k=yljryw

Há um excelente vídeo sobre arrancar em superficie escorregadia com os 4 pneus.



Bibliografia:

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